"... The talent is yours.
                     The strategy is ours..." JP Verithas Consulting

O que é a SA8000 / NBR 16001:2004?



A SA8000 é uma norma que visa aprimorar o bem estar e as boas condições de trabalho bem como o desenvolvimento de um sistema de verificação que garanta a contínua conformidade com os padrões estabelecidos pela norma.

A SAI  (Social Accountability International, antiga CEPAA) é uma organização não-governamental, sediada nos Estados Unidos, responsável pelo desenvolvimento e supervisão da norma internacional Social Accountability 8000 (SA 8000).

Fundada em 1997, a SAI é uma entidade associada ao Conselho de Prioridades Econômicas (Council on Economic Priorities), pioneiro na área de responsabilidade social das empresas.

SA8000 é cada vez mais reconhecida no mundo como um sistema efetivo de implementação, manutenção e verificação de condições dignas de trabalho. Atualmente são mais de 160 empresas certificadas com SA8000 em diversos países, incluindo, entre outros: Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália e Brasil.

Várias empresas multinacionais nos Estados Unidos e na Europa estão implementando a norma SA8000 e exigindo que seus fornecedores operem dentro destes padrões.

A norma SA8000 apresenta-se como um sistema de auditoria similar ao ISO 9000, que atualmente é apresentado por mais de 300.000 empresas em todo o mundo. Seus requisitos são baseados nas normas internacionais de direitos humanos e nas convenções da OIT.

Desenvolvida por um conselho internacional que reúne empresários, ONGs e organizações sindicais, a SA8000 quer encorajar a participação de todos os setores da sociedade na busca de boas e dignas condições de trabalho

NBR 16001

A ABNT lançou, no dia 7 de dezembro, durante o evento do Prêmio Gestão Banas, a ABNT NBR 16001 - Responsabilidade social – Sistema da gestão – Requisitos, que ocorreu no Hotel Meliá, em São Paulo.

Durante a realização desta cerimônia aconteceram diversos eventos, entre os quais o lançamento, pela ABNT, da norma ABNT NBR 16001.

No evento de lançamento have apresentação da ABNT sobre o histórico do desenvolvimento da norma e seus objetivos, entre outras informações relevantes.

Deve-se destacar que a ABNT NBR 16001 objetiva prover às organizações os elementos de um sistema da gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar seus objetivos relacionados com os aspectos ambientais, econômicos e sociais, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania, transparência das suas atividades; e promoção do desenvolvimento sustentável.

Cabe ainda salientar que a ABNT NBR 16001 não prescreve critérios específicos de desempenho da responsabilidade social e se aplica a qualquer organização que deseja:

a) implantar, manter e aprimorar um sistema da gestão da responsabilidade social;

b) assegurar-se de sua conformidade com a legislação aplicável e com sua política da responsabilidade social;

c) apoiar o engajamento efetivo das partes interessadas;

d) demonstrar conformidade com a ABNT NBR 16001 ao:

· realizar uma auto-avaliação e emitir autodeclaração da conformidade com esta Norma;

· buscar confirmação de sua conformidade por partes que possuam interesse na organização;

· buscar confirmação da sua autodeclaração por uma parte externa à organização; ou

· buscar certificação do seu sistema da gestão da responsabilidade social por uma organização externa

Saiba como a JP Verithas pode ajudar na implantação de seu Sistema de Qualidade

Não perca tempo. Entre em contato agora mesmo pelo nosso

FORMULÁRIO DO CLIENTE e solicite maiores informações sem compromisso.


Consultoria

Queremos dar o melhor atendimento. Entre em contato

Contato